A Bíblia fala de três jovens que foram colocados na fornalha de fogo da Babilônia, aquecida sete vezes mais forte que o de costume. Foi uma consequência de uma desobediência à uma ordem expressa do vaidoso rei Nabucodonosor, que mandou fazer uma bela estátua de si próprio e decretou que quando tocassem todos os instrumentos musicais, seus súditos (sem exceção) deveriam se ajoelhar e adorar a imagem do rei.
Dos jovens hebreus levados cativos para a Babilônia, todos da casa real, três rapazes não cumpriram a ordem do rei e não adoraram a estátua. Logo o rei ficou sabendo da “infâmia” e decretou a morte dos jovens na fornalha de fogo.
A QUESTÃO ERA RELIGIOSA
Os jovens hebreus só adoravam o Deus de Israel e explicaram a razão ao rei:
“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, se Ele quiser ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.” (Daniel 3:17-18).
Diante da fúria do rei e de seu decreto de morte havia duas possibilidades: Deus livraria Seus servos, ou não, mas isso pouco importava para Sadraque, Mesaque e Abdenego, antes importava sua fidelidade a Deus.
Parece inacreditável—mas foi verdade. Os três jovens que foram empuxados e atados para dentro da fornalha ardente e foram tirados da fornalha em chamas “vivinhos da Silva”. E o texto diz que nem um só cabelo de suas cabeças foi queimado e nem cheiro de fumaça havia em suas vestes, o fogo não teve qualquer poder sobre eles. O quarto Homem os livrou do fogo.
Ainda confuso o rei chamou seus servos e se certificou de que apenas três homens tinham sido lançados na fornalha, entretanto sua visão era outra, veja: “Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto homem é semelhante a um filho dos deuses.” (Dn-3:25).
De fato, estes jovens foram perseguidos, não por adorarem ao Deus do Céu mas, pelo fato de adorarem somente ao Deus Universal! Eles eram seguidores comprometidos com o Todo Poderoso , tanto é que eles não contavam com a vida (Pv-8-35).
CONCLUSÃO:
Agora vem a pergunta que você deve estar esperando Quem era o quarto homem da fornalha?
Melhor resposta: Era o Anjo do Senhor ou uma manifestação teofânica de Deus em Cristo, aliás Cristo está presente em todos os livros da Bíblia através de tipos e figuras, nomes e referências.
MORAL:
Através daquela fornalha de fogo ardente, o nome de Deus foi engrandecido e, Nabucodonosor conheceu o poder de Deus, e louva ao Senhor pelo seu poder de livrar (v.28-30). É nos momentos mais difíceis de nossa vida que louvamos a Deus com maior intensidade e fervor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário